Dicas Motivacionais

Livro de Elogios e Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Sabia que o Livro de Elogios pode contribuir para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa? Veja como este pode contribuir para uma melhor Qualidade da sua empresa ou dos seus clientes, quer ao nível das boas práticas, quer ao nível da melhoria contínua.

 

Como descobrimos?

É incrível como o Livro, ao fim de alguns anos, ainda nos surpreende com as suas diferentes utilidades. Aqui no Livro de Elogios comunicamos com clientes e recebemos feedback de forma constante para oferecermos um serviço cada vez melhor. E, com alguma frequência, têm-nos informado que o Livro de Elogios lhes foi também, útil enquanto implementavam um Sistema de Gestão da Qualidade.

Excelente. Como nunca tínhamos pensado nisso antes?

 

O Livro de Elogios

O Livro de Elogios é uma marca portuguesa que faz com que o ser Humano reconheça o que de melhor existe no seu semelhante. Como? Permitindo elogiar os colaboradores de uma determinada organização, valorizar o seu trabalho, contribuindo para a sua motivação e tornando o mundo melhor. Para isso disponibilizamos versões em papel e digital.

 

A Gestão da Qualidade

Diferente da forma como aplicamos a palavra no dia-a-dia e definindo a palavra de uma forma simples, a Qualidade, como um todo, engloba a oferta de um produto ou serviço, de acordo com requisitos previamente definidos; O Sistema de Gestão da Qualidade é usado para definir e implementar uma determinada estandardização, para garantir a referida Qualidade.

 

O Livro de Elogios e o Sistema de Gestão da Qualidade.

Com base no feedback dos clientes e da nossa análise vemos duas formas como o Livro de Elogios pode ser importante para a implementação e durante a utilização do SGQ:

 

1. Identificação de boas práticas

A presença de um Livro de Elogios pode ajudar a identificar e definir algumas das características do serviço (e por vezes do produto) valorizadas pelos clientes positivamente.

Estas podem ser adotadas como boas práticas e até fazer parte do Manual da Qualidade que, por sua vez, irá ser importante no próprio Sistema de Gestão da Qualidade. Por exemplo, se um dos colaboradores tem mais elogios, a Gestão poderá perceber de que forma esse colaborador se comporta perante os clientes. Se existe algo diferente que este usa e que lhe permite aumentar as vendas comparativamente aos seus colegas, este atributo/ comportamento poderá ser identificado.

Posteriormente poderá ser experimentado pelos seus colegas, validado e, caso se verifique a sua pertinência, ser enquadrado no processo.

 

2. Parte da melhoria contínua

Acontece que, para além de fazer bem à sua empresa, pode usar o Livro de Elogios como um fator que dá destaque à satisfação com o atendimento, por parte do cliente. Como o Livro de Elogios contribui para um serviço aprimorado e para a motivação dos colaboradores, faz sentido que seja enquadrável como parte da melhoria contínua. E este é um dos pontos importantes do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Ficamos sempre satisfeitos em ouvir de que forma as empresas tiram ainda mais partido do Livro de Elogios, que por si só, é tão positivo. E ainda ficamos satisfeitos em partilhá-lo para que mais organizações possam também beneficiar de todas as valências que o Livro de Elogios tem para oferecer.