Dicas Motivacionais, Livro de Elogios

Rosa Basto inaugura Lives O PODER DO ELOGIO e reforça urgência em Elogiar mais e melhor

O poder do elogio

A muito elogiada hipnoterapeuta e autora do best-seller «Comece a Viver Agora», Rosa Basto, foi a convidada da primeira Live O PODER DO ELOGIO, transmitida via Facebook Livro de Elogios e Clínica Dra. Rosa Basto Psicologia-Hipnoterapia, no passado dia 23 de Novembro de 2021, às 21h.

Um orgulho para a equipa do Livro de Elogios e Elogia.pt, que agradece a presença desta brilhante oradora e todos os que assistiram à conversa, que resultou em cerca de 500 comentários à volta do PODER do ELOGIO.

Formada em Psicologia e motivadora por excelência, a reconhecida hipnoterapeuta, formadora, palestrante e criadora do Protocolo Diamante, acedeu simpaticamente ao nosso convite, partilhando elogios e dicas motivadoras de como saber Elogiar.

Esta transmissão a versar o tema O PODER DO ELOGIO, atingiu um alcance de milhares de visualizações oriundas de várias partes do globo. A porta-voz do Livro de Elogios, Ana Lídia Almeida, foi a anfitriã desta Live informal que se estendeu para além do tempo previsto, e cujos pontos-chave deixamos aqui registados  como contributo para elevar o elogio ao seu máximo potencial.

Live sobre O Poder do Elogio , com a Dra Rosa Basto

Elogio vs emoção

A Live inaugural com transmissão para o facebook através da plataforma streamyard, contou desde o primeiro segundo com uma Dra Rosa Basto descontraída,  eloquente, profissional e de uma alegria e luz contagiantes.
A especialista referiu que “quando ouvimos palavras calorosas, o nosso coração vibra com mais intensidade, sentimos mais alegria”.

Lembra que “quando o nosso coração está ligado ao nosso pensamento faz uma coerência cardíaca, isso significa que a vibração do corpo fica mais saudável, e quando somos elogiados, várias substâncias boas são libertadas do nosso cérebro, ficamos mais motivados, mais felizes”. De acordo com Rosa Basto, existem também pessoas com fraca autoestima, “que não conseguem ser elogiadas, e que devem aprender a saber receber e dar elogios, e saber agradecer os mesmos”. Sobre a melhor forma de Elogiar, a honestidade, é segundo Rosa Basto, a melhor opção.

“Um elogio genuíno, é sempre sentido como verdadeiro, vem do coração”, recorda, e “funciona para toda a vida: com a família, os casais,  os amigos, as equipas de trabalho. O elogio é o amor que passamos ao outro”.

Elogia-te!

Em resposta a um dos comentários desta Live inaugural, Rosa Basto afirma que, acima de tudo, é fundamental sabermos elogiar a nós próprios, pois “muitos estão demasiado distraídos com as suas próprias vidas, e esquecem-se de dar elogios a quem os merece. Em primeiro lugar, devemos dar um elogio a nós, e habituar-nos a elogiar os outros, pois, segundo Rosa Basto, comportamento gera comportamento”.

Sempre de sorriso fácil, a hipnoterapeuta defende que “o  elogio, tal como a crítica negativa, são contagiosos”, e que devemos ter cuidado com o que verbalizamos.

Uma boa técnica para elogiar mais e melhor, “é substituir as palavras duras por duas ou três positivas”, e caso haja necessidade de criticar, que o seja com algo positivo a terminar, de forma a que o nosso cérebro retenha apenas o elemento agradável da opinião.

Elogiar no trabalho 

Na óptica empresarial, a formadora considera que o Livro de Elogios é “um acrescentar para as empresas e para as pessoas que têm os seus negócios, porque é sempre bom percebermos o quanto estamos a fazer bem”.

Às vezes, segundo a autora, “ as pessoas não têm noção que estão a fazer bem e nem se esforçam para mais enquanto não receberem um elogio. As pessoas têm que fazer o seu melhor…alegam alguns…mas quando recebemos um elogio sentimos que não podemos  deixar ficar mal aquelas pessoas porque elas estão contentes com o nosso trabalho” aludindo que um funcionário ou uma equipa elogiados, esforçam-se por dar ainda mais, pois o elogio é motivador e estimulante.

Livro de Elogios

A escritora best-seller considera uma aposta ganha ter aderido ao Livro de Elogios desde o início em formato papel. Para Rosa Basto ter  o Livro nas suas clínicas.

“foi uma agradável surpresa…as pessoas saíam das nossas sessões muito felizes e registavam por escrito um testemunho positivo. Creio que foi genial criar algo que regista memórias boas, e eu agradeço os meus elogios do fundo do coração”.

No fim do trabalho, Rosa Basto, “fazia questão de chamar os profissionais, e líamos o Livro de Elogios, num convívio bom… e percebíamos como éramos elogiados”, e isso faz bem”. Com a passagem ao Livro de Elogios digital,  os elogios são deixados no meu site, e tem sido muito bom!

Motivação

De acordo com a nossa convidada, a necessidade de incluir o “Elogio” na política da empresa tem que partir de uma perspectiva interior.

“Eu sou a primeira pessoa a elogiar os meus..e tenho a certeza que o facto de eu os elogiar e mostrar a minha admiração…e falar com eles, também se reflecte como eles tratam os nossos pacientes…se eu dou um elogio, a equipa fica mais produtiva. A equipa fica de coração cheio e usa também palavras doces ao paciente. Comportamento gera comportamento”. “A equipa fica mais motivada, o ambiente fica melhor, as pessoas sorriem mais, porque o elogio entrou e funcionou. A pessoa sente-se reconhecida, e o elogio funciona muito por reconhecimento, e ficamos motivados para fazer melhor e dar melhor”.

Como elogiar

 “Nas nossas clínicas precisamos de pessoas que tratam de pessoas e não de números. (…) Numa equipa funcionamos todos em função do bem-estar do paciente. Temos crenças enraizadas que o chefe é o mauzão, mas um patrão não tem que ser rígido nem durão, pelo contrário”.

Rosa Basto recorda: “ Nas minhas palestras motivacionais falo muito nisso. Nas empresas tem que haver um espírito de ambiente agradável e que a pessoa que lá trabalha não se sinta mais um. Não tem que ser assim”, sublinha. “Os empresários precisam saber usar o elogio no momento certo e saber verbalizar no momento certo”.

Ao longo desta Live, a hipnoterapeuta e influenciadora ensinou técnicas e exemplos de como saber elogiar, adaptando os elogios a situações do  dia a dia, tanto na nossa vida laboral, como pessoal e familiar, salientando o PODER DO ELOGIO como fundamental para uma vida feliz e saudável. É tempo de elogiar! Já se elogiou hoje ou a alguém próximo?