Dicas Motivacionais

Como elogiar crianças corretamente

No que toca à educação das crianças, a prática do elogio pode ser difícil de aplicar ou abordar. Neste artigo, queremos salientar a importância do ato de elogiar crianças e que este possa contribuir para o seu crescimento de uma forma sustentada e tranquila. 

Os elogios apoiam não só a formação positiva das crianças como também o seu desenvolvimento sustentável. Assim, os elogios permitem um crescimento rodeado de reforços positivos que impactam diretamente os seus comportamentos e sentimentos. Muitas das dicas que demos em artigos anteriores sobre a forma correta de elogiar e motivar adultos também se aplicam para os mesmos comportamentos com crianças.

Nesse sentido, deixamos algumas dicas sobre a forma correta de elogiar crianças.

Não elogie por comparação

As comparações podem gerar sentimentos de inveja e perpetuar a comparação noutros aspetos das vidas das crianças. Assim, quando comparadas, as crianças tendem a sentir necessidade de aplicar essa ação noutros aspetos, como questões do seu próprio desenvolvimento ou até mesmo no seu aspeto físico. De forma a evitar comparações, utilize elogios diretos e específicos às ações desenvolvidas, tal como referido na próxima dica.

Elogie ações em específico

Elogiar ações em específico das crianças permite que estas recebam feedback direto das suas atitudes e comportamentos corretos. Elogios generalizados banalizam a ação de elogiar e não permitem a personalização dos mesmos. Atitudes personalizadas e diretas permitem a fácil identificação e interiorização do momento, invocando assim a repetição dessas mesmas atitudes.

Não crie dependência, mas sim um hábito

O elogio deve ser um hábito no dia a dia das crianças. Tornar os elogios uma prática comum permite que as crianças se habituem a considerações positivas sobre si e que não criem dependência face à falta dos mesmos. A utilização em demasia dos elogios também leva a um efeito pejorativo, não permitindo a existência de momentos difíceis, característicos da experiência humana. 

O elogio rotineiro e que siga as dicas anteriormente referidas permite um desenvolvimento e construção de gerações futuras mais saudáveis. Modelos estruturais mais sustentáveis e positivos são benéficos para a preparação de sociedades completas e justas.

Campanha Elogiar Não tem Idade 

A Campanha Elogiar Não tem Idade surge do Movimento Elogia em conjunto com o Livro de Elogios. Tem como objetivo a promoção da prática do elogio nas gerações mais novas através da celebração do Dia da Criança, a 1 de Junho. Esta campanha digital pode ser acompanhada nas redes sociais do Movimento Elogia e do Livro de Elogios.

Vamos elogiar mais e melhor as nossas crianças!